terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Memória de Elefante I


A. C. Castel Branco Borges (vulgo António Borges) e L. M. Pizarro Beleza (vulgo Miguel Beleza).  Inflação em Portugal.  Medidas Governamentais, Expresso, 10 Março 1973.

As citações a azul foram cortadas pela censura, como se pode confirmar pela imagem.

fonte:
CASTANHEIRA, José Pedro. O Que a Censura Cortou. Expresso,  2ª edição, Lisboa, 2013.

 

 

[…] “em 1972 Portugal terá sido o País da Europa Ocidental onde foi maior a elevação do custo de vida. Não admira, pois, que se multipliquem os sinais de mal estar e alerta da opinião pública, nem que o Governo procure novas medidas de combate à alta dos preços.”

 

[…] “Não parece difícil aceitar que o Governo dispõe de meios capazes de assegurar uma política de condicionamento salarial: a legislação do trabalho, em particular no que respeita à contratação colectiva, confere ao Governo poderes mais do que suficientes; outros problemas mais graves se põem, quanto a esta medida: em primeiro lugar é de manifesta injustiça impor uma limitação de rendimentos apenas à classe social economicamente menos favorecida. Isto é, uma medida deste tipo teria que estar integrada numa política geral de rendimentos, que condicionasse igualmente a evolução dos rendimentos do capital. Tal política não parece estar nas intenções dos governantes.”

Sem comentários:

Enviar um comentário